CRIAR UM BLOG

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Resumo do Filme A Escrava Isaura

A Escrava Isaura


“A Escrava Isaura” é uma história de ficção escrita com base em uma sociedade escravocrata que se passa nos primeiros anos do reinado de D.Pedro II entre 1840 e 1889. O Clássico brasileiro conta a emocionante história de Isaura, uma escrava branca perseguida por seu Senhor Leôncio, casado com Malvina, a formosa filha de um riquíssimo negociante da corte, amigo do Comendador.




Malvina já estava destinada ao rico e único herdeiro. 
Leôncio por comum acordo dos pais de ambos prática muito freqüente entre os poderosos da época para unir seus negócios.
Isaura é filha de  Juliana ,uma mulata , mucama favorita  e fiel da esposa do comendador  e do feitor  um bom português, chamado Miguel.
O Comendador Almeida um homem libertino e sem escrúpulos que abusava de suas escravas  principalmente da mãe de Isaura que de tanto sofrimento acaba morrendo sem poder criar a filha, porém quando fica órfã  Isaura é  adotada pela esposa do Comendador  e criada como se fosse sua filha, recebe a mais fina educação, aprende a ler,escrever,a coser e a rezar. A esposa do Comendador contrata  mestres de músicas,dança,de Italiano,francês,de desenho e  lhe compra  muitos livros.Com a morte da bondosa senhora  Isaura  recebe a proteção de Malvina a esposa de Leôncio que faz uma promessa de cuidar da menina.Leôncio começa  assediar  Isaura que o despreza e foge dele , flagrado pela esposa  agarrando Isaura pelos cantos e sempre precisando do dinheiro de  Malvina ,acusa a pobre  Isaura de assediá-lo.

Como não consegue fazer que Isaura se deite com ele ,Leôncio ameaça colocá-la no tronco.
Seu Pai o ex- feitor da fazenda consegue libertá-la e foge para Recife,onde ela começa a usar o nome de Elvira.
Conhece Álvaro um rico herdeiro,um jovem idealista e corajoso que luta contra os valores da sociedade a que pertence, se apaixona por Isaura.U m certo dia Isaura vai ao baile com Álvaro e aparece Martinho um dos capangas de Leôncio e a desmascara revelando a todos  que Isaura é uma escrava mesmo assim ,Álvaro aceita Isaura e tenta arrumar um jeito de salvá-la pagando para Martinho não levar Isaura novamente.
Porém ,Leôncio aparece de surpresa com um mandado de prisão contra Miguel e exige levar Isaura. Há uma discussão e Álvaro avança sobre Leôncio , tudo acaba quando Isaura aparece e se entrega.
Na  prisão Miguel é obrigado a pedir que  Isaura  se case com o jardineiro Belchior em troca da sua liberdade e a de seu pai que está na prisão ,o jardineiro da fazenda  é um homem feio,baixinho e cabeludo comparado ao Corcunda de Notre Dame. Leôncio providencia tudo  para o casamento enquanto todos esperam pelo Vigário e Tabelião , Para surpresa geral Álvaro entra e anuncia  que  Leôncio está falido e os  crédito de suas dívidas foram comprados por ele que a partir daí  fica dono da dívida  e da fazenda incluindo todos os  escravos.



Isaura  corre para os braços de  Álvaro e Leôncio  louco de ódio sai da sala dizendo que não irá implorar clemência  par abrandar a dívida. Em seguida ele se suicida com um tiro na cabeça.
Álvaro liberta Isaura se casa ela  desafiando os preconceitos de toda a sociedade escravocrata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário